3 hábitos simples e eficazes para adicionar aos cuidados diários

Acredito sinceramente na importância de estabelecer uma rotina de cuidados da nossa saúde e beleza, de modo a sermos mais conscientes e mais consistentes nessas práticas e no que escolhemos usar. No entanto, devo confessar que demorei imenso tempo a estabelecer uma rotina para mim mesma. Há sempre a desculpa de que não temos tempo, paciência ou dinheiro para gastar connosco. Assim, convido-vos a ler este post e descobrir três simples, mas eficazes hábitos, que cuidam de nós e nos fazem sentir mimados e a resplandecer saúde em pouco tempo.

O primeiro é a raspagem de língua. Sim, soa um pouco esquisito (blec!), mas é estranhamente satisfatório fazer isto todas as manhãs e, honestamente, ficarão chocados com a quantidade de toxinas acumuladas na vossa língua. De acordo com a tradição ayurvédica, isto deve ser feito logo após acordar e antes de escovar os dentes, de modo a não ingerir as toxinas ao comer ou beber algo. Notei que efectivamente a minha boca fica com uma sensação mais prolongada de limpeza e, em termos de frescura do hálito, higiene e saúde em geral, é uma óptima prática para se acrescentar à nossa rotina diária. É possível escolher entre raspadores de cobre ou de aço inoxidável e trocam-se ocasionalmente, como uma escova de dentes. Eu encontrei em Lisboa na Ayur e também é possível comprar online [como aqui, ou aqui]. Podem ler mais acerca desta prática em português aqui, ou em inglês aqui.

A segunda prática é a da escovagem a seco [dry brushing]. Tenho sido bastante regular com esta prática e demora apenas 5-10 minutos antes do duche, de manhã. É bastante revigorante e tem sido bastante benéfica no sentido em que tenho tendência genética para má circulação e a pele bastante seca no corpo. Essencialmente consiste em escovar, a seco, o corpo inteiro com uma escova natural [como esta com cerdas de cacto, por exemplo] em movimentos longos e contínuos, começando pelos tornozelos e subindo em direcção ao coração. Sempre do exterior para o interior, não esquecendo a zona interna das coxas e dos braços e de escovar também a zona posterior do corpo [podem ver a técnica neste vídeo]. Isto vai estimular o sistema linfático, a circulação, e remover a pele seca. Depois de escovar, toma-se o duche hidrata-se a pele como de costume. Desde que adoptei esta prática tenho notado, efectivamente, a pele muito mais uniforme e alguma redução a nível de derrames nas pernas.

 

 

Por último, o terceiro hábito para acrescentar à vossa rotina diária é a auto-massagem facial. Acreditem quando dito que isto faz maravilhas não só ao melhorar a qualidade da pele mas para relaxar antes de dormir. Eu gosto de usar um óleo natural, como o de argão que se adapta bem ao meu tipo de pele, mas se não estiverem à vontade para usar algo tão intenso, podem simplesmente adoptar alguns destes movimentos enquanto colocam o creme à noite. Há diversas maneiras de massajar o rosto, tais como esta técnica japonesa, esta de mindbodygreen ou esta de contentbeauty. Vão notar que todas as técnicas apresentam alguns pontos em comum e que todas promovem relaxamento profundo dos músculos do rosto. Além disso, ao massajar o rosto conscientemente, estamos também a preparar-nos para uma noite de sono repousante e a promover a absorção dos componentes do óleo ou creme que escolhermos usar [portanto, convém escolher algo de qualidade, simples e natural!]. Podem sempre argumentar que ninguém tem tempo para isto mas, na verdade, esta técnica só demora o tempo que quisermos gastar. Além disso, pode ser feita depois de jantar, ou quando chegam a casa, ou seja, quando acharem que beneficiam de um pequeno momento para vocês e para relaxar um pouco 🙂

[image: Mind Body Green]
[imagem: Mind Body Green]

Assim, espero que possam experimentar estas sugestões e que estas sejam benéficas para  a vossa mente e para o vosso corpo. Com o tempo, tudo isto se torna um ritual e não toma muito tempo do nosso dia, tal como lavar os dentes, ou escovar o cabelo! Deixem uma palavra amiga nos comentários se gostarem deste post ou, se quiserem, partilhem outras ideias que vos beneficiaram na vossa rotina diária.


Aviso Legal: Todas as opiniões expressas neste texto são da minha autoria e não foi resultado de nenhum patrocínio ou incentivo de nenhuma marca ou empresa. Sou afiliada de alguns destes links, o que significa que se decidirem efectuar alguma compra através dos links que partilho, serei compensada com a uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para o consumidor. Ficarei muito grata se optarem por fazê-lo uma vez que isso permite continuar com este espaço. Nunca recomendo ou aprovo produtos que não goste ou que não reflictam o estilo de vida que aqui promovo. 

RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://www.lifenaturalee.com/3-habitos-simples-e-eficazes-para-adicionar-aos-cuidados-diarios/
Twitter
Pinterest
Instagram

You may also like

Leave a Reply