Nozes de Saponária

Há alguns anos atrás, quando saí de casa dos meus pais, tive uma emocionante ida às compras para comprar tudo o que era necessário para cuidar do apartamento onde ia ficar. Sou uma daquelas pessoas que efectivamente gosta de limpar e organizar a própria casa e, portanto, quando vi o meu carrinho das compras recheado do que seriam os detergentes, sprays, pós, esfregona e líquidos de limpeza para os meses seguintes, o meu sentimento era o de uma grande satisfação.

Para mim, um lar organizado e limpo é sinónimo de ficar de mente serena. Para o meu marido é sinónimo de eu estar a expulsar os meus demónios internos aos sábados de manhã. Acredito que ele entretanto se tenha acostumado, mas não era difícil interpretar a expressão dele nesses momentos em que eu dizia com a maior alegria “é dia de limpezas!”. Eu estava bastante satisfeita – ele nem por isso…

Bom, actualmente tenho uma abordagem um pouco diferente nas minhas sessões de limpeza furiosa. Continuo a gostar de o fazer e do resultado, dos produtos, nem por isso. Actualmente, evito bastante as usuais soluções de limpeza doméstica.

As nozes de saponária, na verdade não são nozes, são frutos. São também uma pequena maravilha da Natureza que tenho vindo a usar há mais de um ano para lavar a roupa (na máquina e à mão) e que tenho vindo a gabar desde então. Estava à procura de um produto que não fosse um pó ou líquido químico para lavar a roupa e que fosse, ao mesmo tempo, ecológico, não testado em animais, relativamente económico e fácil de usar. Quando descobri as nozes de saponária, encontrei um produto que era tudo isto, mas que além do mais era ainda natural, biodegradável e apto para peles sensíveis ou propensas a alergias.

Para ser honesta, pensei que era demasiado bom para ser verdade. Após algum a pesquisa online, comprei o meu primeiro saco neste site britânico, juntamente com alguns outros produtos [que irei rever aqui posteriormente]. Não tinha a certeza se seria melhor adquirir as nozes inteiras, o líquido ou o pó, pelo que comprei o produto original (as nozes inteiras) e decidi testar assim.

Obtive roupa fresca e limpa desde a primeira lavagem. Claro, não tem perfume e portanto a roupa fica a cheirar a…bom..nada. Para mim, é perfeitamente aceitável, porque fica tão bem lavada e sem maus odores, no entanto, é perfeitamente possível aromatizar a lavagem com algumas gotas de óleos essenciais. Eu experimentei com óleo essencial de limão e ficou muito agradável!

Do mesmo modo, é muito simples de usar as nozes de saponária. Basta adicionar 4 ou 5 “nozes” no saquinho de musselina que vem juntamente com a compra e colocá-lo dentro do tambor da máquina, com a roupa suja. Se a lavagem for numa temperatura inferior a 30ºC, basta “activar” as nozes de saponária, colocando o saquinho de musselina dentro de um copo com água quente durante uns 5 minutos. Depois, junta-se na mesma o saquinho e a água de demolhar juntamente com a roupa suja. Simples. Cada conjunto de “nozes” pode ser reutilizado até umas 5 vezes, até ficarem gastas e com um ar acinzentado.

Penso, sinceramente, que não voltarei a comprar nenhum outro tipo de detergente para a roupa! O saco de “240 lavagens” que comprei há mais de um ano, ainda dura! (Claro que depende também da quantidade de roupa que se tem de levar por semana!). Da próxima vez, talvez compre um saco maior, para experimentar fazer o meu próprio líquido com as nozes de saponária – adequado a roupa mas também como líquido de limpeza geral. Confirmarei depois de é tão eficaz para lavar chão ou loiça como é com os tecidos!

Em suma, recomendo vivamente este produto e esta marca. Acho que a qualidade das nozes de saponária desta empresa é particularmente boa e isso reflecte-se nos resultados. Para quem estiver em Portugal e não queira comprar através do site original (tem outros produtos muito interessantes), há também à venda nos sites nacionais rebento (para esta marca) e em círculo bio (de outra marca mas também com boas opiniões de clientes).

soapnuts

Aviso Legal: Todas as opiniões expressas neste texto são da minha autoria e não foi resultado de nenhum patrocínio ou incentivo de nenhuma marca ou empresa.

RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://www.lifenaturalee.com/a-minha-opiniao-acerca-das-nozes-de-saponaria/
Twitter
Pinterest
Instagram

You may also like

Leave a Reply