Champô Morrocco Method {review}

Após partilhar algumas dicas para um cabelo e escalpe saudáveis num post anterior, queria agora trazer-vos a minha experiência com Morrocco Method. É uma marca americana de produtos para corpo e cabelo, 100% vegan, natural e crua.

Já tinha lido coisas muito boas acerca desta marca há cerca de dois anos e fiquei desde logo curiosa por me parecer algo bastante semelhante ao meu método dos champôs-lama com shikakai e amla. Devo confessar que aguardei algum tempo até os encontrar à venda (e em promoção) na europa, já que ainda é um grande investimento e eu não queria arriscar a ficar com tudo retido na alfândega. Assim sendo, encomendei a Morrocco Method Trial & Travel Shampoo Set, com tamanhos de viagem, para experimentar.

 

Esta foi a minha experiência: Estes não são champôs regulares. Tal como disse, estão mais próximos dos champôs-lama e não fazem qualquer espuma. Como usar? O princípio é o mesmo: colocar uma pequena quantidade (como uma avelã) na mão e massajar o escalpe, passar por água e repetir com um pouco mais de produto. O objectivo é lavar o escalpe e não necessariamente o cabelo no seu comprimento total. Do mesmo modo, é importante lavar por duas vezes uma vez que a primeira lavagem serve para libertar os resíduos e a segunda para aumentar a circulação, beneficiar dos ingredientes do produto e espalhar uniformemente os óleos naturais do cabelo. Isto é mais fácil de aprender para quem tenha o cabelo curto, mas resulta lindamente no cabelo comprido também, é apenas uma questão de hábito.

O problema reside no chamado “detox” do cabelo. Para ser honesta, ou não senti o meu cabelo a desintoxicar ou simplesmente não precisei por já usar produtos naturais no meu cabelo. A teoria é que ao usar estes champôs, ou qualquer outro método 100% natural (no-poo) o cabelo vai passar por um período de habituação de não lhe serem retirados os seus óleos naturais, que é o que acontece com a maioria dos champôs, sobretudo através dos agentes de espuma como o SLS. Muitas vezes as pessoas notam o cabelo ou demasiado seco ou demasiado oleoso. Este processo pode ser acelerado ao usar máscaras de argila no cabelo. No entanto, não posso dar opinião acerca do detox porque simplesmente (e felizmente) não senti nenhum destes efeitos enquanto usei Morrocco Method.

Outra coisa importante acerca destes champôs é que são, de facto, uma série de 5, que é suposto usar alternadamente. Escolhemos o que quisermos e, a partir daí, a cada lavagem usamos um diferente, independentemente das vezes por semana que lavarmos o cabelo. Isto vai permitir que o cabelo não entre em habituação com os ingredientes. Na verdade, muita gente troca frequentemente os seus champôs com este mesmo propósito, a única diferença é que aqui é uma rotação constante.

Acerca desta linha, os champôs são baseados nos Elementos: O Apple Cider Vinegar (Fogo), o Heavenly Essence (Éter), o Pine Shale (Ar), o Sea Essence (Água) e o Earth Essence (Terra). Também é possível optar por apenas dois ou três que preferirmos para alternar em vez de usar o conjunto dos cinco.

 

Considerando a minha experiência, estas são as vantagens e desvantagens destes champôs:

Vantagens:

  • Os perfumes são completamente naturais e bastante agradáveis. Gostei de todos à sua maneira.
  • Deixam o cabelo totalmente limpo, macio e com um aspecto muito saudável e fácil de pentear. No entanto, apesar de não ficar pesado, não fica tão solto como outras opções naturais.
  • Gostei da ideia de ir alternando as fórmulas e ir nutrindo o escalpe e cabelo com ingredientes diferentes.
  • Não é necessária uma grande quantidade de cada vez.
  • É 100% vegan e sem crueldade, completamente natural, sem glúten, cru e não-GMO. Basicamente percebemos todos os ingredientes da lista.
  • Lavar o cabelo torna-se uma experiência bastante zen com a massagem do escalpe e o cheiro natural dos champôs.
  • Duram bastante tempo.
  • São apropriados para corpo, adultos, crianças e animais de estimação.

Desvantagens:

  • Torna-se bastante dispendioso comprar o conjunto de tamanhos normais, mesmo que durem bastante.
  • Não é muito prático tê-los todos na banheira ou mesmo na casa de banho, se esta for pequena.
  • Não é exactamente uma desvantagem caso se esteja acostumado a produtos naturais mas, caso se esteja acostumado a ficar com o cabelo mesmo super brilhante, isso não acontece com estes champôs. Eles evidenciam o brilho natural do cabelo, mas não têm silicone nem outros aditivos para acrescentar brilho.

A minha opinião geral destes produtos é bastante favorável. Apesar de não serem muito acessíveis, recomendo que experimentem o tamanho de viagem pelo menos para ver se se adaptam ao conceito. Encontrei recentemente alguns produtos desta marca na loja Ayur pelo que aconselho a ir vendo a disponibilidade de champôs no site (e na loja em Lisboa). O tester-kit durou-me cerca de 2 meses e meio, a lavar o cabelo (comprido) duas vezes por semana – cada pequena garrafa dá para 2-3 lavagens. Em suma, gostei bastante do conceito desta marca e das fórmulas dos champôs. Tal como referi, também têm outros produtos, tais como amaciadores em spray, sobre os quais irei escrever posteriormente.

 

 


Aviso Legal: Todas as opiniões expressas neste texto são da minha autoria e não foi resultado de nenhum patrocínio ou incentivo de nenhuma marca ou empresa. Sou afiliada da Morrocco Method, o que significa que se decidirem efectuar alguma compra através dos links que partilho, serei compensada com a uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para o consumidor. Ficarei muito grata se optarem por fazê-lo uma vez que isso permite continuar com este espaço. Nunca recomendo ou aprovo produtos que não goste ou que não reflictam o estilo de vida que aqui promovo. 

 

 

RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://www.lifenaturalee.com/champo-morrocco-method-review/
Twitter
Pinterest
Instagram

You may also like

Leave a Reply