Rolos de lasanha com espinafres e ricotta de tofu {sem glúten, vegan}

20161015_130038

Esta receita é uma opção deliciosa e simples (apesar de não parecer, com todos os passos) para aqueles sábados preguiçosos em que queremos algo saído do forno, massa e molho de tomate. Isto é algo que acontece frequentemente aqui em casa! É também uma receita boa para receber convidados veganos / vegetarianos em casa.

Eu usei uma massa que gosto particularmente. É  a Rizopia Organic Brown Rice Lasagne que é facilmente digerível (e sem glúten) e muito bonita com os contornos em folho mas, obviamente podem usar a massa que quiserem. Tenham apenas em atenção se a massa que escolherem não é muito larga e, se for, cortar as folhas ao meio longitudinalmente – ou então façam simplesmente rolos largos com metade da dose de massa (ideias, ideias)! Do mesmo modo, podem usar algum ingrediente extra que gostem ou tenham no vosso frigorífico, como cogumelos, ou mesmo substituir as natas de arroz por natas de soja. É, portanto, uma receita bastante adaptável às preferências de cada um.

Peço desculpa pela qualidade das fotos não ser a melhor. Como referi, não tenho a melhor luz natural em casa para tirar fotos como gostaria, sobretudo de comida. Em todo o caso, queria mesmo partilhar esta receita, sobretudo para a minha amiga Eveline. Espero que gostem e comentem se tiverem sugestões relativamente à explicação da receita. Ainda estou a tentar arranjar o melhor modo de ter a tradução quer nos posts, quer nas receitas… Entretanto, espero que apreciem este prato!

 

Rolos de lasanha sem glúten com espinafres e ricotta de tofu

4 doses

Preparação: 25 min

Tempo de cozedura total: 60 min

 

Ingredientes:

12 folhas de lasanha secas

500ml polpa de tomate

1 cebola picada

5 dentes de alho picados

500gr espinafres (se usar congelados, deixar descongelar primeiro)

250gr tofu firme

200ml natas de arroz

300ml água

azeite

1 c.chá orégãos

1 c.chá bicarbonato de sódio

2 c.chá Ervas da Provença

sal & pimenta

 

  1. Começamos por preparar a ricotta. Basta misturar o tofu (que deve ser prensado pelo menos 15 min – eu coloco entre dois pratos com umas latas de feijão bem pesadas por cima) com metade das natas de arroz, um pouco de pimenta e as ervas da Provença. Pode ser feito com um garfo, ou no processador, pulsando até obter a aparência de um requeijão. Reservar.
  1. Para o molho de tomate, saltear a cebola num pouco de azeite até ficar cheirosa e transparente. Juntar a polpa de tomate, a água, os orégãos, o bicarbonato de sódio, sal e pimenta. Deixar ferver em lume brando por 40 minutos com a tampa (salpica bastante).
  1. Entretanto, prepara-se o recheio. Numa frigideira, saltear o alho num pouco de azeite por 1-2 minutos sem deixar queimar. Juntar os espinafres e mexer até estes murcharem. Juntar 50ml das natas de arroz e ajustar os temperos a gosto. Aqui, é necessário ter atenção para não cozinhar demasiado os espinafres. Quando estiver pronto, deixar arrefecer até ficar morno.
  1. Enquanto isto, colocar as folhas de lasanha num recipiente fundo e cobrir com água a ferver. Deixar de molho por 10 minutos, separando ocasionalmente as folhas com uma colher, para não as partir. Depois, escorrer e deixar arrefecer cerca de 5 min. Pré-aquecer o forno a 190ºC.
  1. Para a montagem dos rolos, deitar cerca de 2/3 do molho de tomate na base da travessa (eu usei uma cerâmica com cerca de 33×20 cm). Depois, colocar em cada folha de lasanha, uma camada de ricotta de tofu e uma camada de espinafres. Ter cautela para não colocar demasiado recheio nem ir totalmente até aos lados, pois é necessário enrolar. Após enrolar a massa com o recheio no interior, colocar os rolos com o “fim” virado para o molho de tomate (para não abrirem). Depois de fazer isto para todas as folhas de lasanha, deitar o restante molho de tomate por cima, bem como o resto das natas de arroz.
  1. Vai ao forno aproximadamente 20 min. Quando estiver pronto, deixar arrefecer por 10 minutos antes de servir.

 

 

Aviso Legal: Todas as opiniões expressas neste texto são da minha autoria e não foi resultado de nenhum patrocínio ou incentivo de nenhuma marca ou empresa.

 

RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://www.lifenaturalee.com/rolos-de-lasanha/
Twitter
Pinterest
Instagram

You may also like

Leave a Reply